Siemens parceira em novo projeto piloto de smart grids em Roterdão

Siemens parceira em novo projeto piloto de smart grids em Roterdão

 

A parceria é composta também pelo município da cidade holandesa, pelo operador de rede Stedin e pelo fornecedor de serviços de energia, Lyv Smart Lyving, que se preparam agora para lançar este projeto, que vai ligar tecnologias como turbinas eólias ou instalações fotovoltaicas a uma rede elétrica inteligente.

De acordo com a Siemens, o elemento central deste projeto será o sistema de gestão de energia descentralizada DEMS, criado pela empresa. O Grupo Omnetric, joint venture da Siemens com a Accenture, vai fornecer os serviços IT para este projeto.

A ideia é fornecer um sistema de controlo para a produção e consumo de energia, capaz de equilibrar picos de consumo, evitar sobrecargas na rede e economizar custos de energia e de distribuição, sendo que o bairro de Merwe-Vierhavens será o primeiro onde será instalado.

Aumentar o investimento em fontes de energia renováveis e em sistemas de armazenamento de energia são também alguns dos objetivos, bem como criar novos modelos de negócio. Roterdão foi escolhida pelo seu «mix de grandes e pequenas empresas portuárias, bem como de clientes residenciais», explica a Siemens, o que «irá proporcionar um ambiente de teste propício para o projeto piloto de rede inteligente».