Setor da construção será representado por uma única associação já em 2019

Setor da construção será representado por uma única associação já em 2019

 

As direções da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS) deram o «primeiro passo» no processo de coligação. Um processo que se prolongará pelos «próximos meses» e que deverá estar concluído no decorrer do próximo ano.

A sede, da entidade unitária, ficará no Porto e serão asseguradas representações em várias cidades, de norte a sul do país.

O memorando de entendimento, assinado por Reis Campos, presidente da AICCOPN, e por Ricardo Gomes, presidente da AECOPS, vai permitir a evolução das duas estruturas para «um modelo de organização associativo assente numa estrutura unitária e ajustada às necessidades do setor, das empresas e do associativismo em Portugal», explicam, em comunicado, os responsáveis.

Em declarações aos jornalistas, os Presidentes da Direção das duas Associações, apontam a «natureza e atividade comuns» e que as duas Associações «partilham os mesmos objetivos associativos».

Esta coligação deverá «contribuir para a valorização e dignificação do setor», «promover a atividade e defender o interesse dos associados», ser um agente dinamizador de estratégias de atuação a nível global do setor com maior expressão. Em paralelo, esta estrutura reforçada deverá «contribuir para a regulação do mercado».

O imobiliário tem firmado sinais de crescimento e de expansão, mas o setor da construção está ainda a sofrer as repercussões da última crise e «enfrenta sérios problemas», disse na ocasião Manuel Reis Campos, apontando «o problema da clandestinidade» e a «falta de mão de obra».

A AICCOPN e a AECOPS são, atualmente, duas das maiores associações do país, em termos de empregabilidade no setor privado, e representam 1/5 do PIB nacional.