Schmitt + Sohn Elevadores recebeu a APPII no Porto

Schmitt + Sohn Elevadores recebeu a APPII no Porto

 

Mais de 150 anos de experiência colocam a Schmitt + Sohn Elevadores entre as empresas nacionais de referência. «Conquistou uma reconhecida posição de excelência», sublinhou o presidente da APPII, Henrique de Polignac de Barros, que acompanhado pelo vice-presidente executivo, Hugo Santos Ferreira e quase 30 associados visitaram a sede da empresa fabricante de elevadores, em Leça do Balio, no Porto.

Alavancados pela dinâmica do mercado imobiliário nacional, vários segmentos da indústria sentem um novo impulso. Com um volume de negócios a superar os 40 milhões de euros, em 2017, Miguel Franco, administrador da Schmitt + Sohn Elevadores, reconhece o input da procura do mercado nacional. «Se 80% da nossa produção era direcionada para a exportação e os restantes 20% ficavam em Portugal, somos neste momento capazes de apontar uma notória tendência de aumento desta percentagem».

Em números a Schmitt + Sohn Elevadores soma mais de 190 milhões de euros em vendas, mais de 100 mil elevadores fabricados e cerca de 1400 elevadores produzidos por ano. Tem cerca de 1600 colaboradores e, em Portugal, duas unidades fabris apoiadas por várias delegações espalhadas de norte a sul do país. «Somos a única empresa em Portugal a conceber, fabricar, montar, manter e exportar elevadores completos», referiu Miguel Franco. E quando questionado sobre o porquê de produzir em Portugal, respondeu que «após seis gerações, continuamos com a certeza de Portugal é competitivo. Consideramos a oferta de recursos humanos, a qualidade destes recursos, a sua competência, o custo. Sempre tivemos em Portugal a nossa fábrica, crescemos e vamos continuar a crescer». Em fase de desenvolvimento do projeto, a Schmitt + Sohn Elevadores tem a reorganização e expansão da sua unidade fabril, em Leça do Balio.

A empresa produz elevadores elétricos e hidráulicos, de pessoas e cargas, completando a sua gama com o transporte vertical em escadas mecânicas e tapetes rolantes, bem como com sobe-escadas para pessoas com mobilidade reduzida. Os centros de competência da Schmitt + Sohn Elevadores desenvolveram há quase seis anos a marca ‘Reabilitar +’, «foi uma aposta interna, pretendíamos antecipar as necessidades de um mercado que naquela altura ainda era insipiente», relembrou Miguel Franco, reconhecendo que hoje é «uma aposta ganha». O objetivo é apresentar «soluções específicas para reabilitação urbana a preços controlados».

A visita da APPII à Schmitt + Sohn Elevadores decorreu no âmbito da IV APPII Networking Trip.