Saurimo tem 14 unidades turísticas em construção

Saurimo tem 14 unidades turísticas em construção

Actualmente, a Lunda Sul tem um hotel, um complexo residencial, 12 pensões, 4 aldeamentos turísticos e 2 hospedarias, num total de 478 camas. Os preços variam entre as 10.000 a 19.000 kwanzas/noite. Quando concluídos, a Lunda Sul contará com 8.400 quartos.

O hotel Galito, no centro de Saurimo, é o mais antigo da Lunda Sul, herdado do período colonial. Agora Chick Chick, e em obras desde 2014, vai ganhar 125 quartos, que se somam aos 70 já existentes, bem como novas áreas de lazer, lojas, espaços para agências bancárias, apartamentos escritórios, parque de estacionamento e zona verde.

Segundo a Angop, na Lunda Sul está a ser implantado o Plano Operativo do Turismo, que pretende promover e desenvolver o sector da hotelaria e turismo na região. Uma das prioridades é a construção de uma unidade hoteleira nos 3 municípios do interior da Lunda Sul, nomeadamente Cacolo, Dala e Muconda. Este plano deverá ser posteriormente complementado com uma formação específica nesta área.

De recordar que o sector da hotelaria e turismo é apontado como um dos grandes motores da diversificação da economia angolana actualmente. Na Lunda Sul, entre os principais desafios a ultrapassar estão o défice na oferta de restauração fora das unidades hoteleiras, ou a falta de guias turísticos e a falta de investimento nas atrações turísticas da província.