SANTANDER ACORDA VENDER 51% DA CARTEIRA DO POPULAR À BLACKSTONE

SANTANDER ACORDA VENDER 51% DA CARTEIRA DO POPULAR À BLACKSTONE

De acordo com uma comunicação enviada à CMVM, citada pelo DV, o negócio acordado passa pela criação de uma sociedade para a qual são passados 30.000 milhões de euros de ativos imobiliários do Popular e 100% do capital da Aliseda, filial de património imobiliário deste banco. Esta sociedade fica a pertencer em 51% à Blackstone, pela qual será gerida, e em 49% ao Santander.

Esta operação deverá ter um impacto positivo no rácio de solvabilidade CET 1 de 12 pontos básicos, e a recuperação de 5 pontos base que tenham sido consumidos pela compra da Aliseda pelo Banco Popular, nota a mesma fonte.

Rodrigo Echenique, presidente do Santander Espanha, afirma citado pela EFE que esta operação permite ao banco focar-se na atividade comercial, sendo «um passo importante para a integração do Popular no Santander».

A expetativa do Santander é que a operação seja concluída no 1º trimestre de 2018. Acontece depois da compra pelo Santander do Popular pelo preço simbólico de 1 euros, no âmbito da resolução do mesmo.