Rendas acessíveis em Lisboa podem ficar acima dos 500 euros

Rendas acessíveis em Lisboa podem ficar acima dos 500 euros

 

Uma renda acessível deverá rondar os 300 euros, mas não em todo o país. Por exemplo em Lisboa, que é o concelho mais caro do país, com um valor mediano por metro quadrado de 9,62 euros, uma renda acessível pode ficar acima dos 500 euros num exemplo de 70 metros quadrados, e nas zonas mais baratas pode fixar-se nos 200 euros.

O preço do mercado não será o único critério para a definição dos preços das rendas do Programa de Arrendamento Acessível, a renda pode «ser alvo de reduções adicionais nos casos em que haja recurso a instrumentos de apoio ao investimento e/ou programas e medidas que venham a ser desenvolvidos pelos municípios», cita o Eco.

Baseando-se nos dados dos últimos Censos de 2011, segundo os quais a maioria dos alojamentos familiares clássicos em Portugal tinha entre 80 e 90 metros quadrados, pode-se chegar a uma média de 90 metros quadrados por habitação, com um preço mediano por metro quadrado de 4,39 euros, segundo o INE. Neste exemplo, uma renda custará uma média de 395 euros a nível nacional, 316 euros, se aplicada a redução de 20% do programa.