Rendas acessíveis em Lisboa podem ficar acima dos 500 euros

Ana Tavares |
Rendas acessíveis em Lisboa podem ficar acima dos 500 euros

 

Uma renda acessível deverá rondar os 300 euros, mas não em todo o país. Por exemplo em Lisboa, que é o concelho mais caro do país, com um valor mediano por metro quadrado de 9,62 euros, uma renda acessível pode ficar acima dos 500 euros num exemplo de 70 metros quadrados, e nas zonas mais baratas pode fixar-se nos 200 euros.

O preço do mercado não será o único critério para a definição dos preços das rendas do Programa de Arrendamento Acessível, a renda pode «ser alvo de reduções adicionais nos casos em que haja recurso a instrumentos de apoio ao investimento e/ou programas e medidas que venham a ser desenvolvidos pelos municípios», cita o Eco.

Baseando-se nos dados dos últimos Censos de 2011, segundo os quais a maioria dos alojamentos familiares clássicos em Portugal tinha entre 80 e 90 metros quadrados, pode-se chegar a uma média de 90 metros quadrados por habitação, com um preço mediano por metro quadrado de 4,39 euros, segundo o INE. Neste exemplo, uma renda custará uma média de 395 euros a nível nacional, 316 euros, se aplicada a redução de 20% do programa.