Receitas turísticas superam os €15.000M

Receitas turísticas superam os €15.000M

 

Segundo a Worx, o ano passado «ficará gravado como um dos melhores anos de sempre da hotelaria nacional», quando registou mais de 22 milhões de turistas e venceu várias distinções globais, como 7 World Travel Awards, incluindo o “Melhor Destino Turístico do Mundo”.

No ano passado, Portugal registou a 4ª maior subida do número de dormidas em estabelecimentos turísticos na União Europeia (8%), com um aumento expressivo da procura dos não residentes, mostram os números do Eurostat.

Segundo a consultora, que se baseia em dados de janeiro a novembro de 2017, registou-se um aumento de 7,2% nas dormidas, e um crescimento de 16,5% dos proveitos totais. Os turistas gastaram uma média diária de 41 milhões de euros no país.

A Worx salienta que Lisboa é a região que mais tem contribuído para estes bons resultados. Segundo os números do Turismo de Lisboa, o crescimento do número de hóspedes foi de 10%, com Espanha, França e Brasil a representar 23% do total de dormidas registadas.

Só os hotéis da região de Lisboa arrecadaram mais de 700 milhões de euros em proveitos de aposento no ano passado, seguidos pelos 400 milhões de euros do Algarve e pelos 300 milhões de euros da Região Norte. E, face a 2016, os resultados mostram «um crescimento transversal a todas as regiões, mais evidenciado nos hotéis integrados nas regiões de Lisboa (+24%), Centro (+22,1) e Açores (+ 21,9%)», conclui a consultora na sua nota de research.