Reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos recebe prémio internacional

Reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos recebe prémio internacional

O projeto que valeu o prémio representou um investimento avaliado em cerca de 2,6 milhões de euros e expôs uma cripta do século XVIII, onde poderá ter sido sepultado Nicolau Nasoni. Para o presidente da Irmandade dos Clérigos, Américo Aguiar, «esta notícia enche de orgulho e alegria [a Irmandade], mas principalmente todos aqueles que durante a empreitada, a aventura, ali trabalharam, que foram pessoas empenhadíssimas», afirmou em declarações à Lusa.

No total, o Prémio Europa Nostra 2017 distinguiu 29 projetos de 12 países, reconhecendo os «contributos exemplares em conservação, investigação, serviço dedicado ao património, e educação, formação e sensibilização». Para assinalar a edição deste ano, a União Europeia vai reunir todos os vencedores do Prémio Europa Nostra 2017 numa cerimónia a decorrer a 15 de Maio, na Igreja de São Miguel, em Turku, na Finlândia.

Recorde-se que a nível nacional a intervenção de Restauro e Recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos recebeu, em 2016, o Prémio Nacional da Reabilitação Urbana na categoria melhor intervenção de restauro.