Reabilitação do antigo Matadouro, no Porto, orçada em €15M

Reabilitação do antigo Matadouro, no Porto, orçada em €15M

O «equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade». A Câmara Municipal do Porto define, assim, o programa preliminar para a reconversão e exploração, durante o período de 30 anos, do antigo matadouro. O concurso público internacional será lançado durante o mês de julho e terá uma duração expectável de nove meses.

A obra converterá o velho edifício num polo multidisciplinar com espaço para empresas criativas e tecnológicas, projetos artísticos, laboratórios de gastronomia, área desportiva, estúdios de media e audiovisual, e residências artísticas num investimento orçado em cerca de 15 milhões de euros. Os espaços cultural e social ocuparão 9.151 metros quadrados dos mais de 25 mil metros quadrados disponíveis para construção.

Na última reunião do Executivo autárquico, de 27 de junho, o vereador Ricardo Valente explicou que, neste procedimento, não se irá aplicar «o princípio do preço baixo». Na avaliação das propostas, o fator preço apenas contará 25%, sendo que os restantes 75% incidem sobre qualidade técnica da proposta apresentada, explicou o vereador. 

«Os concorrentes terão que apresentar um plano de exploração, de programação e de manutenção» do edifício, disse, acrescentando que haverá «requisitos mínimos», designadamente de capacidade técnica e de capacidade financeira.