Proprietários preferem arrendar por períodos inferiores a 1 ano

Proprietários preferem arrendar por períodos inferiores a 1 ano

Este inquérito baseou-se na opinião de 400 proprietários inquiridos, 88% dos quais afirmam preferir que as suas propriedades sejam arrendadas por períodos inferiores a 1 ano. 12% tem preferência pelo arrendamento mais prolongado, e 35% salienta que o seu período preferencial se situa entre os 6 meses e 1 ano.

Por outro lado, 60% dos senhorios conta apenas com uma propriedade para arrendamento, e 2% tem mais de 15 casas no mercado. 56% pretende arrendar por quarto a vários inquilinos em simultâneo.

André Pereira Rodrigues, Country Manager da Uniplaces em Portugal, explica que «os resultados deste estudo, que inclui tanto utilizadores da Uniplaces como senhorios que utilizam outras plataformas, mostram que os proprietários de imóveis têm preferência pelos estudantes, por se tratar de um tipo arrendamento mais seguro e cómodo, quando comparado por exemplo com o arrendamento à semana a turistas que envolve maiores encargos burocráticos e de logística». Por outro lado, segundo este responsável, «percebemos também que existe já a perceção no mercado de que arrendar a estudantes é uma opção muito viável, segura, cómoda e em crescimento».

59% dos inquiridos afirma preferir arrendamentos a estudantes pela sua duração inferior, o que «permite utilizar a propriedade de uma forma mais flexível», numa altura de «enorme procura que permite arrendar de forma mais rápida». Por outro lado, 37% afirma que este tipo de arrendamento permite maior rentabilidade.

Adicionalmente, 41% dos inquiridos afirma conciliar o alojamento local e o arrendamento a estudantes para otimizar a ocupação dos imóveis perante a sazonalidade destes segmentos. 28% dos senhorios acredita que «qualquer proprietário deveria ter a possibilidade de arrendar a sua propriedade à sua maneira».