Prémio Secil Engenharia Civil 2014 atribuído ao Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor

Prémio Secil Engenharia Civil 2014 atribuído ao Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor

Reconhecido como o prémio de referência de engenharia civil em Portugal, o Prémio Secil Engenharia distingue de dois em dois anos os projetos mais significativos na área. O grande vencedor foi o projeto do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenharia da EDP Produção, coordenada pelo Eng. Domingos Silva Matos.

Situado no concelho de Torre de Moncorvo, o Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor envolve também os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. Tem a potência instalada de 189 MW, sendo constituído por dois escalões, o de Baixo Sabor a montante e o de Feiticeiro a jusante. O escalão de montante, com uma barragem de 123 metros de altura (a segunda mais alta do País), cria uma albufeira com a capacidade de 1 095 hm3, que é também a segunda maior do país.

Na cerimónia de dia 21 de junho, foram também entregues os Prémios Secil Universidades, atribuídos em pareceria com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitetos. Estes prémios têm como objetivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Engenharia Civil e Arquitetura portuguesas.