Prémio Reabilita Braga entregue esta semana

Prémio Reabilita Braga entregue esta semana

 

Já são conhecidos os finalistas do galardão: o projeto Stair (case), Reabilitação e Ampliação do Edifício 68-70, Casa das Gelosias – Uma Interpretação do Tradicional, Conservação e Restauro do Edifício dos Terceiros, e o Parque da Boavista. O vencedor de cada uma das categorias a concurso será conhecido pelas 20h30, no Parque do Bom Jesus, em Braga.

Para a Câmara Municipal de Braga, este prémio pretende «distinguir as melhores iniciativas de promoção de Reabilitação e Regeneração Urbana de Braga numa perspetiva multidisciplinar, considerando o impacto para a cidade nas suas dimensões social, económica e cultural», e promover «a salvaguarda do património edificado». Na sua vertente académica, «premiar os trabalhos de investigação sobre reabilitação urbana, produzidos em universidades e cujo território de estudo seja o concelho de Braga».

A ideia é «despertar nos técnicos, promotores e proprietários uma consciência de valorização patrimonial e qualificação das intervenções de reabilitação ao nível da reabilitação dos interiores. Pretende-se estimular e divulgar as boas práticas de intervenção projetando e qualificando o ambiente urbano de Braga e traduzir publicamente o reconhecimento do município».

Organizado pela Câmara Municipal de Braga, a que se associa a Vida Imobiliária, o Reabilita Braga 2018 conta com os apoios da Ordem dos Engenheiros Região Norte e do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.