Prémio Nacional de Reabilitação Urbana espera recorde de candidaturas em 2018

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana espera recorde de candidaturas em 2018

 

Segundo António Gil Machado, diretor da VI, entidade que coorganiza o prémio com a Promevi, «o ritmo de candidaturas tem sido superior ao ano passado, quando atingimos um volume recorde de mais de 80 projetos a concurso. Por isso, mesmo faltando dois dias para terminar o prazo e já antecipando que existe sempre um pico de submissão de projetos nesta reta final, estamos muito confiantes em atingir um novo recorde este ano».

Segundo a organização, nesta fase lideram o número de candidaturas as regiões de Lisboa e Porto, mas estão também a concurso obras das áreas de Almada, Oeiras, Sintra, Cascais, Matosinhos, Barcelos ou Vale de Cambra, Fátima e Lagos.

Podem candidatar-se à 6ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana projetos concluídos entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017, excluindo os que se tenham candidatado em edições anteriores do prémio. Concorrem nas categorias de habitação, comércio e serviços, turismo e impacto social. Serão ainda atribuídas menções honrosas para a reabilitação estrutural, eficiência energética e restauro, bem como a intervenções com áreas inferiores a 1.000 m².

Os vencedores serão escolhidos por um júri independente composto pelos arquitetos João Carlos Santos e João Santa-Rita, além do economista João Duque, e dos engenheiros João Appleton e Manuel Reis Campos, este último também líder associativo. Serão este ano conhecidos na primeira quinzena de maio (em data ainda a anunciar) num evento de gala que, este ano, pela primeira vez, ruma à cidade minhota de Braga. A lista final de candidatos será divulgada durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, entre os dias 9 e 15 de abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço.

Criado para reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é organizado pela parceria Vida Imobiliária/Promevi, contando com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. A Secil associa-se ao evento de forma ampla, que reúne também um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta este ano também com o forte apoio da

Câmara Municipal de Braga, anfitriã da entrega do galardão. A Schmitt+Sohn Elevadores, a Savills Aguirre Newman, na categoria platina; e a Revigres, Sanitana e SRS Advogados, na categoria ouro; são as empresas já confirmadas no apoio ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018.

Mais informações e inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana aqui.