PREÇOS DA HABITAÇÃO DISPARAM 8%

PREÇOS DA HABITAÇÃO DISPARAM 8%

O preço das casas continua a acelerar e as vendas registaram um aumento muito significativo no segundo trimestre deste ano. De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entre abril e junho deste ano, o IPHab apresentou uma variação homóloga de 8,0%, mais uma décima de ponto percentual (p.p) face ao observado no trimestre anterior.

A taxa de variação homóloga dos preços dos alojamentos novos foi 5,4%, 1,2 p.p. acima do registado no trimestre anterior. Este foi o segundo período consecutivo em que se verificou uma aceleração dos preços dos alojamentos novos, o que contrasta com a evolução observada para os alojamentos existentes, cuja taxa de variação homóloga passou de 9,2% no primeiro trimestre de 2017 para 8,9%.

No segundo trimestre deste ano foram transacionados 36 886 alojamentos, o que representa um aumento de 16,1% face ao mesmo período do ano anterior e de 4,9% por comparação com o trimestre transato. O valor das vendas foi aproximadamente de 4,6 mil milhões de euros, dos quais 3,7 mil milhões respeitaram a alojamentos existentes.