Preços no centro histórico de Lisboa atingem novo máximo de €4.472

Preços no centro histórico de Lisboa atingem novo máximo de €4.472

 

Os números são do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, produzido desde 2008 pela Confidencial Imobiliário em colaboração com a Câmara de Lisboa, e abrange as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, aglomerando o principal eixo de reabilitação urbana em Lisboa e tendo por base os dados dos direitos de preferência de que a Autarquia goza no quando da ARU respetiva.

Este crescimento foi o mais reduzido dos últimos 8 semestres, desde o final de 2015, e influenciou também a valorização homólogo no final de 2017 que, apesar de significativa (21,1%), foi menor que em semestres anteriores.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, explica que «o ciclo de valorização do preço das casas nesta área acelerou bastante nos últimos anos. Depois de os preços terem atingido o seu ponto mais baixo no 1º semestre de 2013, o mercado teve um crescimento rápido nos preços, tendo chegado a atingir valorizações homólogas de 31% no 1º semestre de 2016».

Por outro lado, destaca que «este ritmo acentuado de subida, tendo em conta o patamar de preços entretanto atingido, tenderá naturalmente a suavizar, embora mantendo um percurso de valorização, tal como aconteceu já neste último semestre», prevê.

Desde 2008, opreços das casas vendidas nesta zona da cidade cresceu 67% em termos acumulados. No período compreendido entre o 1º semestre de 2010 e o 1º semestre de 2013 registou-se, no entanto, uma quebra de 24,2%, atingindo no final desse período o seu ponto mais baixo. Desde esse mínimo, os preços já recuperaram 110%.