Portugal é o quarto país da UE onde os preços das casas mais crescem

Portugal é o quarto país da UE onde os preços das casas mais crescem

Um valor que compara com a média de 4,7% calculada para o conjunto da União Europeia, e que coloca o nosso país na 4ª posição entre os Estados membros onde os preços mais cresceram no último ano.

Segundo o último House Price Index, produzido pelo Eurostat, o nosso país foi apenas ultrapassado pela Letónia, a Eslovénia e a Irlanda, onde os preços das casas avançaram 13,7%, 13,4% e 12,3% no período em análise. No extremo oposto, a Suécia e a Itália (ambas com -0,4%) e a Finlândia (-0,1%) destacaram-se como os países onde os valores da habitação recuaram.

Na comparação com o último trimestre de 2017, as maiores subidas foram protagonizadas pela Letónia (7,5%), Hungria e Eslovénia (ambas com 4,4%), com Portugal a situar-se uma vez mais na 4ª posição da tabela, com os preços a encarecer 3,7% face ao trimestre anterior. Já as maiores descidas foram observadas em Malta (-4,7%), Chipre (-1,8%) e Suécia (-0,8%).

No 1º trimestre de 2018 os preços da habitação na zona Euro cresceram em média 4,5% em termos homólogos anuais e 0,6% face ao trimestre anterior.

Para mais detalhe, consulte aqui o relatório do House Price Index.