Porto é a única cidade portuguesa certificada na área da gestão urbana sustentável

Porto é a única cidade portuguesa certificada na área da gestão urbana sustentável

Publicada recentemente, em meados de 2016, até à data esta certificação foi atribuída apenas a 35 cidades em todo o mundo, entre as quais o Porto, Mas, deverá estar para breve a entrada de novas cidades lusas neste restrito grupo, revela a Winning Scientific Management, que tem trabalhado na linha da frente da implementação deste tipo de normas com vários municípios portugueses.

A gestão de áreas urbanas tornou-se um dos mais importantes desafios de desenvolvimento do século XXI. As informações e os dados recolhidos pelos municípios são vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como as rurais”, comenta Vera Santos, responsável pelo centro de competência de Gestão da Inovação da Winning. Posto isto, explica, “as normas ISSO 37120 e ISSO 37121 têm por base o ciclo de melhoria contínua: Planear-Fazer-Verificar-Atuar e incentivam as comunidades a tornarem-se mais pró-ativas, garantindo que as partes interessadas desenvolvem e implementam um sistema de gestão adequado para o local em causa”.

Em função da quantidade de informação recolhida poderão ser obtidos diferentes níveis de certificação para as cidades, sendo o World Council on City Data (WCCD) o organismo internacional responsável por este processo. “Independentemente do nível alcançado, este reconhecimento é benéfico para os municípios pois expõe a sua aposta numa estratégia de maior transparência e melhoria contínua através do city-to-city learning. Daí existirem já 35 cidades certificadas pela ISO 37120 a nível global, sendo o município do Porto a única cidade portuguesa certificada até à data. Estamos a colaborar com outros municípios em Portugal e vamos, seguramente, ter mais cidades portuguesas no mapa desta importante certificação, ainda em 2017”, remata Vera Santos.

Segundo as estimativas do Global City Institute, atualmente residem 757 milhões de pessoas só nas 101 maiores cidades do mundo, sendo que as previsões do World Population Prospects apontam para um crescimento contínuo dos processos de urbanização a nível global, prevendo que até 2050 cerca de 70% da população mundial irá habitar em cidades. Contas feitas, as projeções mostram que os processos de urbanização combinados com o crescimento global adicionarão mais 2.500 milhões de pessoas às populações urbanas nas próximas décadas.