Porto terá o primeiro bairro de classe energética A+ em Portugal

Porto terá o primeiro bairro de classe energética A+ em Portugal

A apresentação do projeto foi feita na última reunião do Executivo, de 4 de abril, pelo vereador da habitação Manuel Pizarro depois da aprovação do contrato pelo Tribunal de Contas. Em causa está a construção do primeiro bairro de classe energética A+ em Portugal que realojará todas as 52 famílias residentes em habitação social de alta qualidade estando, ainda, prevista a construção de um bloco de habitação adicional para venda.

O modelo implementado pelo Executivo de Rui Moreira permitirá a execução desta obra a custo zero para o município. De acordo com os termos do concurso público promovido pela autarquia, os empreendedores, vencedores do concurso, apenas poderão avançar com a construção do novo bloco de habitação particular após o término da construção da habitação social.

De acordo com o site Porto.pt, além da melhoria do desempenho energético as novas habitações disponibilizarão várias tipologias de T1 a T4, havendo inclusive apartamentos duplex. Está, ainda, prevista a integral requalificação do espaço público, a criação de espaços comuns sociais, de lavandaria e de salas de estudo. 

Foto: Porto.pt