Porto e Norte de Portugal conquista os turistas

Porto e Norte de Portugal conquista os turistas

Durante o inverno de 2016-2017, os turistas que passaram pelo Porto e Norte de Portugal permaneceram quase sete noites e gastaram, em média, 967 euros, ou seja ficaram mais um dia e gastaram mais 222 euros do que no mesmo período de 2015/16. Entre outubro e março assistiu-se também a um aumento de cinco euros no consumo médio por pessoa e por noite, para 79 euros. Os números constam do estudo ‘Perfil dos Turistas do Porto e Norte de Portugal’, elaborado pelo IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto.

De acordo com o estudo apresentado, os principais mercados emissores de turistas para a região foram a França, a Espanha e a Suíça. A Ryanair e a TAP foram as companhias aéreas mais utilizadas pelos turistas que chegaram à região, seguindo-se a Easyjet e a Transavia, «que ganham cada vez mais representatividade no mercado».

Entre as principais razões para a escolha do destino Porto e Norte estiveram «principalmente a presença de familiares/amigos, a gastronomia e vinhos, a sua localização e beleza natural e a cultura e património», surgindo «num segundo patamar» aspetos como o clima, o preço, a hospitalidade e a existência de voos baratos.

No que se refere ao índice de satisfação, a visita ao Porto e Norte situou-se nos 6,38 pontos, numa escala de um a sete pontos, enquanto a intenção de recomendar o destino superou este valor, fixando-se nos 6,48 pontos.