Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com mais de 70 atividades

Fernanda Cerqueira |
Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com mais de 70 atividades

No próximo dia 25 de março celebra-se por todo o país o Dia Nacional dos Centros Históricos e no Porto a celebração é muito especial. Na cidade Invicta completam-se os 20 anos desde que a UNESCO classificou o Centro Histórico como Património da Humanidade.

O programa, que se estende por cerca de 12 horas, resulta do contributo de uma rede de mais de 30 entidades, públicas e privadas, sediadas no Centro Histórico da cidade que aceitaram o desafio lançado pela Câmara do Porto e pela Porto Lazer.

Ao longo daquele dia visitantes, nacionais e estrangeiros, são convidados a participar em percursos menos conhecidos da zona histórica, a visitar monumentos e museus, mas também a participar em viagens teatrais e oficinas de ilustração, a explorar instalações artísticas ou a assistir a espetáculos de música, circo e performance.

Este ano a celebração prolonga-se noite dentro. A partir do pôr do sol, o projeto Alumia oferece um roteiro de luz que parte do Largo dos Lóios e termina no Passeio das Virtudes. Apesar de gratuitas, as visitas guiadas requerem inscrição prévia para o email: alumiaservicoeducativo@gmail.com.