Porto cada vez mais próximo de ter taxa turística

Porto cada vez mais próximo de ter taxa turística

«Há maturidade suficiente» na cidade para equacionar a criação de uma taxa turística, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. O autarca considera, contudo que não deve ser imediata e deve ser lançada só no próximo mandato autárquico.

«Não seria correto estar a lançá-la agora», a poucos meses de eleições e do fim do mandato, «mas acho que a taxa turística é um tema interessante para debater» com os candidatos à presidência da autarquia, referiu Rui Moreira durante a 3ª edição do Eco Talks, que decorreu dia 2 de fevereiro no Porto.

A verba arrecadada deve ser utilizada «para diminuir o peso da pegada turística», referiu o autarca, sem adiantar qualquer valor para a futura taxa.

Rui Moreira referiu, ainda, que no Porto «não está em nenhuma fase de excesso» de turismo e «é falso» que o turismo esteja a expulsar população da cidade. «Até 2011 não havia um boom turístico», disse, acrescentando que, entre 2001 e 2011, a cidade perdeu população, com a freguesia de Miragaia a perder 11% e a de S. Nicolau 25%.