Oferta de hostels cresce 15% ao ano em Lisboa e no Porto

Oferta de hostels cresce 15% ao ano em Lisboa e no Porto

É o que aponta um estudo recente da Colliers International focado no mercado de hostels em Portugal, que contabiliza mais de 4.000 camas só em Lisboa. E a consultora acredita que a oferta vai continuar a aumentar.

Apesar de ser um setor que está «longe dos holofotes» e de ter uma taxa de mortalidade superior à da indústria hoteleira tradicional, nos últimos 5 anos abriram 50 novos hostels em Lisboa, e 20 no Porto. A par disso, também o preço médio por cama tem vindo a subir cerca de 8% ao ano, desde 2012, em ambas as cidades. Já há hostels que praticam preços de mais de 25 euros por cama por noite, em Lisboa, e mais de 20 euros no Porto.

Gustavo Castro, Research da Colliers, comenta que «o crescimento do número de turistas nas cidades de Lisboa e Porto tem criado novas oportunidades na indústria de alojamento, mas o segmento dos hostels não tem deixado de captar uma importante fatia desse crescimento, mantendo uma clientela fiel, porém com ligeiras variações no seu perfil mais tradicional».

Este especialista explica que «o preço continua a ser uma variável decisiva para o turista de hostels, mas os serviços complementares e a integração no ambiente local, assumem uma importância, cada vez maior».

De notar que, em Lisboa, apenas 10% da oferta total de camas em hostel possui o imóvel em causa, com os restantes 90% a arrendar a propriedade. 15% integra cadeias locais, e apenas 7 hostels têm mais de 100 camas, por oposição aos mais de 20% que tem menos de 20 camas.

Com cerca de 2.000 camas de hostels, o Porto tem 41 unidades deste tipo, sendo que 1/3 tem a propriedade. Apenas 3 unidades têm mais de 100 camas, e só 6 têm menos de 20.

A Colliers realça neste relatório que, se tradicionalmente o preço era fator chave no negócio dos hostels, comida e bebida começam a ser mais importantes, bem como outros serviços, como toalhas, lençóis, cacifos ou eventos pagos. Com os clientes menos sensíveis ao preço, é de prever um crescimento do segmento dos hostels de luxo, que podem captar nichos de mercado com unidades boutique. Inovação e diferenciação serão chave no futuro deste setor.