Obras no Bairro de Pereiró arrancam em janeiro de 2018

Fernanda Cerqueira |
Obras no Bairro de Pereiró arrancam em janeiro de 2018

 

Promovido pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, o Bairro de Pereiró, conhecido como o bairro dos CTT, será progressivamente reabilitado para «devolver dignidade» àquele complexo habitacional, anunciou a autarquia através do site Porto.pt.

As obras arrancarão a 25 de janeiro de 2018 no Bloco A, seguindo-se o Bloco B num conjunto total de 480 dias de obras.

O Bairro de Pereiró – CTT integra um total de 64 fogos, estando atualmente 30 habitações ocupadas (52 pessoas). Com esta empreitada, todos os apartamentos serão intervencionados e redimensionados, adaptando-se as tipologias a criar às necessidades dos atuais moradores. Bloco A ficará dotado de 32 fogos (16 de Tipologia 1 e outros 16 T2) e o Bloco B passará a ter 28 habitações (12 T1, mais 12 T2 e quatro T3).

O arranque destas obras põe termo a um processo complexo que envolvia a autarquia e os CTT. Em acordo firmado em 1955, a Câmara disponibilizava o terreno e os CTT suportavam o custo da construção do bairro. As habitações foram ocupadas por trabalhadores designados pelos CTT, em regime de renda económica, paga à autarquia. Em janeiro de 2012, e após diversas tentativas de negociação entre as duas entidades, sem resultados, foi finalmente assinado um protocolo entre a Câmara e os CTT, que veio clarificar em definitivo a posse do edificado, a sua utilização e manutenção.