Novo terminal da Transdev inaugurado no Bonfim

Novo terminal da Transdev inaugurado no Bonfim

As empresas continuam a escolher o Porto, e com procura crescente a zona mais oriental da cidade, para se instalar em Portugal ou para se deslocalizarem ou redimensionarem. Este é o caso da rede de expressos Transdev, cujas novas instalações no Campo 24 de Agosto, não só oferecem mais conforto aos seus passageiros, como melhoram a mobilidade na cidade. «Com o terminal, alivia-se a cidade do transporte pesado de passageiros. Imaginem o impacto de deixar de ter 300 autocarros na Batalha e na Cordoaria», sublinhou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, durante a cerimónia de inauguração no dia 10 de maio.

Numa primeira fase, o novo terminal vai acolher os autocarros que até agora estavam concentrados na garagem Atlântico, na Batalha, devendo «a partir do princípio de junho» acolher os que param na Cordoaria.

Pierre Jaffard, administrador delegado da Transdev Portugal e Espanha, assinalou que «mais de 1,5 milhões de pessoas vão passar no terminal em cada ano» e que o equipamento, situado junto à estação de metro do Campo 24 de Agosto, disponibiliza 17 lojas e um parque de estacionamento com capacidade para 370 automóveis.

Na ocasião, Rui Moreira referiu o impacto do investimento privado, nacional e estrangeiro, na cidade. «Quando é o sector privado que consegue resolver problemas públicos, estamos no bom caminho. É melhor do que serem os municípios, até porque o sector privado sabe melhor do que nós», afirmou.

No caso das infraestruturas de mobilidade, recorde-se que a Câmara Municipal do Porto tem entre mãos um dos maiores investimentos dos últimos anos da cidade no setor, com a criação do Terminal Intermodal de Campanhã, um equipamento que deverá complementar a oferta criada pelos privados. 

Foto: Miguel Nogueira / Porto.pt