Novo terminal de cruzeiros de Lisboa já foi inaugurado

Ana Tavares |
Novo terminal de cruzeiros de Lisboa já foi inaugurado

 

Deste montante, 54 milhões de euros foram responsabilidade da Administração do Porto de Lisboa, e 23 milhões resultam do contrato de concessão para construção, operação, financiamento e transferência por 35 anos com a Lisbon Cruise Terminals.

Na inauguração, que decorreu a 10 de novembro, o primeiro ministro, António Costa, afirmou que «estamos perante um excelente exemplo da continuidade de políticas e de estabilidade de decisões. Isto deve ajudar o país a compreender bem a importância de haver consenso político alargado em matéria de construção de grandes infraestruturas». Por outro lado, lembrou que há margem de crescimento para o turismo em Portugal.

Para a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, este projeto de Carrilho da Graça «é uma obra de arte urbana que vem valorizar o coração da cidade e a sua artéria principal, o rio Tejo», e que «permitirá colocar a capital entre os portos mais bem servidos», a «primeira liga dos principais portos de cruzeiros a nível mundial». Será por isso «uma mais-valia para a economia nacional e da região de Lisboa», cita o DV.

De acordo com s ministra, no ano passado o mercado dos cruzeiros teve um impacto direto na economia portuguesa de cerca de 30 milhões de euros, num total de 523.000 passageiros recebidos no porto de Lisboa.

 

 

 

 

Foto: Nuno Fox/Lusa