Novo terminal de cruzeiros de Lisboa já foi inaugurado

Novo terminal de cruzeiros de Lisboa já foi inaugurado

 

Deste montante, 54 milhões de euros foram responsabilidade da Administração do Porto de Lisboa, e 23 milhões resultam do contrato de concessão para construção, operação, financiamento e transferência por 35 anos com a Lisbon Cruise Terminals.

Na inauguração, que decorreu a 10 de novembro, o primeiro ministro, António Costa, afirmou que «estamos perante um excelente exemplo da continuidade de políticas e de estabilidade de decisões. Isto deve ajudar o país a compreender bem a importância de haver consenso político alargado em matéria de construção de grandes infraestruturas». Por outro lado, lembrou que há margem de crescimento para o turismo em Portugal.

Para a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, este projeto de Carrilho da Graça «é uma obra de arte urbana que vem valorizar o coração da cidade e a sua artéria principal, o rio Tejo», e que «permitirá colocar a capital entre os portos mais bem servidos», a «primeira liga dos principais portos de cruzeiros a nível mundial». Será por isso «uma mais-valia para a economia nacional e da região de Lisboa», cita o DV.

De acordo com s ministra, no ano passado o mercado dos cruzeiros teve um impacto direto na economia portuguesa de cerca de 30 milhões de euros, num total de 523.000 passageiros recebidos no porto de Lisboa.

 

 

 

 

Foto: Nuno Fox/Lusa