Novo serviço “CasaShare” quer ajudar quem procura dividir casa

Novo serviço “CasaShare” quer ajudar quem procura dividir casa

Em comunicado à imprensa, a plataforma lembra que atualmente 60 % dos jovens adultos ainda vivem em casa dos pais, de onde saem cada vez mais tarde devido a fatores como a escassez de oferta de soluções de arrendamento e o consequente elevado preço dos imóveis no centro das grandes cidades, acima do orçamento da maior parte dos jovens portugueses.

Para aderir a este novo serviço, basta efetuar o registo, gratuitamente, na plataforma Bom Partido, criar um perfil verificável, com base no relatório de inquilinos ArrendaCheck e encontrar alguém que esteja também à procura de residência na mesma área. Os relatórios ArrendaCheck, disponibilizados na plataforma, são gerados através da consulta de informação de fontes oficiais, que verificam se o arrendatário tem dívidas ao Estado, processos de execução em tribunal ou outras informações públicas que possam indiciar algum risco de incumprimento. Os relatórios são, previamente, autorizados pelo inquilino e pela Comissão Nacional de Proteção de Dados. A Bom Partido apenas agrega a informação pública, autorizada pelo inquilino, para a produção do relatório e não retém estes dados no sistema, o que garante a total privacidade das informações recolhidas.

Cada relatório custa 10 euros, é adquirido exclusivamente pelo arrendatário - que o recebe diretamente por email - e pode ser utilizado na procura de qualquer imóvel para arrendamento. Este relatório permite uma verificar a fiabilidade do inquilino, reconhecer que é cumpridor e gerar a confiança necessária para um processo de partilha de casa.

Depois de registados, os inquilinos podem encontrar um companheiro de casa fiável e até trocar mensagens através do chat privado, que ajudará a estabelecer uma confiança mútua. Para aqueles que já encontraram a sua casa, mas que procuram alguém para reduzir a sua despesa, basta adicionar essa informação no seu perfil Bom Partido. Os inquilinos que estão à procura de companheiros para divisão de casa serão assinalados a cor verde, no mapa de pesquisa disponibilizado no site.

Complementarmente, a plataforma Bom Partido tem também novidades para os proprietários, que passam a poder anunciar os quartos disponíveis nos seus imóveis, para arrendamento, no site www.bompartido.pt.