NOVO HOSPITAL DE LISBOA VAI CUSTAR €532M

NOVO HOSPITAL DE LISBOA VAI CUSTAR €532M

 

Só a construção do hospital, numa área de 130.000m² na zona de Chelas, vai implicar um investimento de 432 milhões de euros, pagos ao longo de 27 anos, aos quais acrescem 100 milhões de euros para equipar o novo complexo.

Esta PPP, a ser celebrada a 30 anos, vai permitir ao Estado delegar a construção da infraestrutura num parceiro privado, bem como a manutenção da mesma, que será selecionado num concurso público internacional a lançar este verão. A entidade privada terá de avançar com os 300 milhões de euros para a construção de 3 edifícios que vão compor o novo hospital, e o Banco Europeu de Investimento está disponível para financiar uma parte, a par de outras entidades financeiras, segundo explicou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

A construção terá um prazo de 3 anos, depois dos quais o Governo passa a pagar uma renda anual de 16 milhões de euros ao parceiro privado, ao longo de 27 anos, 300 milhões de euros respeitantes à obra e 132 milhões em juros, explica o Público.

A ideia é gerar uma poupança anual de 68 milhões de euros, segundo as contas do Governo, já que as infraestruturas atuais estão «inadequadas e dispersas».

O novo hospital, com 875 camas, deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2023.