Novo Banco entrega venda de imóveis à Alantra

Novo Banco entrega venda de imóveis à Alantra

 

Uma escolha que tem gerado algum ruído dentro da instituição e na imprensa.

Na base da polémica, o facto de na primeira proposta que entregou à Hudson Advisors, a Alantra ter indicado o nome de Rita Barbosa, ex-assessora de Ricardo Salgado e um dos nomes também consta do dito saco azul do GES, como responsável pela direção da filial da empresa espanhola em Lisboa. Barosa viria a sair do ex-BES em agosto de 2014, após o Banco de Portugal ter vetado o seu nome de uma lista apresentada pela família Espírito Santo para a Comissão Executiva.

Entretanto, segundo contou fonte do Novo Banco ao Público, o seu nome acabaria por desaparecer das novas propostas enviadas pela Alantra. Já Rita Barosa, esclareceu ao matutino que «o meu nome nunca constou de qualquer proposta da Alantra, apenas foi dito que eu chefiava o escritório em Lisboa».

Recorde-se que a Alantra foi a entidade selecionada por um veículo do Lone Star, a Hudson Advisors, onde o Novo Banco foi recentemente recrutar o gestor alemão Volkert Schmidt para liderar este dossiê. A empresa ficará encarregue de encontrar comprador para a carteira imobiliária da entidade bancária, avaliada em 670 milhões de euros. Após a venda, cerca de dois terços dos 75 trabalhadores que atualmente integram o departamento imobiliário do Novo Banco serão transferidos para a entidade que vier a adquirir o portfólio.