Nova Socimi da Sonae Sierra e do Bankinter chega ao mercado

Nova Socimi da Sonae Sierra e do Bankinter chega ao mercado

O novo veículo de investimento dá pelo nome de Olimpo Real Estate – ORES Socimi, e já está no Mercado Alternativo Bursátil, plataforma alternativa espanhola de negociação, supervisionada pelas autoridades do país.

Esta Socimi foi criada em dezembro, a 50% pelo Bankinter e pela Sonae Sierra. Estreia-se agora no mercado depois de ter conseguido um aumento de capital de 196,6 milhões de euros, também em dezembro, subscrito maioritariamente por clientes do segmento da banca privada do Bankinter. Depois deste aumento de capital, os investidores, em conjunto com um investidor institucional relevante, têm 86% do capital da Socimi, pode ler-se em comunicado. Simultaneamente, o Grupo Bankinter tem uma participação superior a 10% na sociedade, e a Sonae Sierra detém 3,75% da mesma.

Este veículo distribuirá, de acordo com as regras que gerem as Socimi, um dividendo médio anual esperado de 4% a 5%, provenientes da locação dos ativos imobiliários de tipologia comercial não residencial. Estes deverão situar-se em boas localizações, maioritariamente nas principais cidades portuguesas e espanholas, 65% dos quais em Espanha. Contam-se entre os mesmos espaços comerciais high street, supermercados e hipermercados, parques de médias superfícies, e unidades stand alone, todos eles ativos com arrendamentos de longa duração e arrendatários solventes. Centros comerciais não estarão incluídos na carteira de imóveis.

O objetivo final da ORES Socimi é um investimento de cerca de 400 milhões de euros, que está relacionado com a sua capacidade de endividamento.