Merlin fecha compra do Almada Forum por €406,7M

Merlin fecha compra do Almada Forum por €406,7M

 

A informação consta no site da Merlin, que confirma a intenção do negócio anunciada ainda este ano.

Inaugurado em 2002, o Almada Forum tem uma ABL de cerca de 82.000 m², dos quais 22.000 m² dizem respeito a um hipermercado Jumbo, além de 5.500 luares de estacionamento.

Segundo a Merlin, este é «o centro comercial e destino de lazer dominante da margem sul do Tejo, recebendo mais de 14.4 milhões de visitantes por ano».

Com um valor de rendas bruto por ano de cerca de 24 milhões de euros, este ativo «oferece potencial para um futuro crescimento das rendas através de melhoramentos de gestão ou rendas variáveis», considera a Merlin.

Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties, comenta que «o Almada Forum é um exemplo de um ativo de exceção, raramente encontrado no mercado. Um centro comercial de qualidade é a opção de retalho favorita dos Portugueses. Apesar da competição do comércio online, o formato continua a crescer de forma sustentada na Península Ibérica, e acreditamos no seu futuro através da transformação e adaptação num contexto de constante mudança no mercado do retalho».

Elmar Schoonbrood, Managing Director, Real Estate, na Blackstone, comenta em comunicado que «a venda do Almada Fórum é mais um exemplo de sucesso da nossa estratégia de compra e estabilização de ativos e portfólios complexos. Através de uma gestão ativa e do desenvolvimento de iniciativas de valor acrescentado, a Blackstone contribuiu para a melhoria do tenant mix e da experiência do consumidor nos ativos que compõem o seu portfólio».

A JLL atuou neste negócio em representação da Blackstone. Fernando Ferreira, Head of Capital Markets na JLL Portugal, comenta que «o Almada Fórum é o que se chama no mercado de “ativo troféu”, pois conjuga condições raras de localização, dimensão e performance. Comparável aos mais importantes centros comerciais europeus, o Almada Fórum atraiu um largo número de investidores internacionais, reforçando a confiança no mercado português».

As equipas de Direito Imobiliário, Fusões & Aquisições (M&A) e Fiscal da Garrigues, lideradas por Jorge Gonçalves, Mário Lino Dias, Tiago Cassiano Neves e Miguel Menezes da Silva, assessoraram a Merlin Properties no negócio.

O Almada Forum faz parte de um portfólio de 4 ativos comerciais que Blackstone colocou no mercado. Os restantes três, nomeadamente o Forum Montijo, o Forum Sintra e o Sintra Retail Park, foram adquiridos pela Immochan por um valor estimado de cerca de 400 milhões de euros. A gigante americana cumpre assim a sua estimativa de encaixe de 750 a 900 milhões de euros com a venda deste portfólio.

Desde o início do ano, já foram investidos mais de 1.000 milhões de euros na compra de centros comerciais em Portugal, um valor recorde para o mercado português.