Medina propõe que câmaras giram autorizações de AL

Medina propõe que câmaras giram autorizações de AL

 

O edil falava num encontro com a autarca de Paris, Anne Hidalgo, por ocasião dos 20 anos do Acordo de Amizade entre Paris e Lisboa, durante o qual foi abordada a questão da pressão imobiliária nas cidades. Medina considera que é necessário «regular o alojamento local junto das zonas de maior pressão, em particular no que são os bairros históricos da cidade de Lisboa e o que pedimos à Assembleia da República é que legisle no sentido de permitir que as câmaras sejam as responsáveis pelas autorizações do alojamento local». Nesse caso, a CML ficaria encarregue de «delimitar o número de alojamentos que podem estar em AL por determinada zona», explicou.

Sobre a pressão imobiliária na cidade, Fernando Medina realçou que a situação «é particular porque a evolução está a ser muito rápida.
Há quatro anos, tínhamos o país numa crise profunda, sem crescimento, com desemprego muito elevado. Hoje, a situação do crescimento económico, do dinamismo do turismo está a colocar uma pressão grande sobre o mercado de habitação na cidade de Lisboa, com uma subida dos preços e dificuldades de acesso à habitação por alguns extratos da classe média»
, cita o Negócios.