Matosinhos inaugura Balcão da Reabilitação Urbana

Matosinhos inaugura Balcão da Reabilitação Urbana

O Balcão da Reabilitação Urbana surge na sequência do Programa Estratégico das Áreas de Reabilitação Urbana de Matosinhos e de Leça da Palmeira, um plano cuja execução deverá envolver um montante de 149 milhões de euros.

Este novo instrumento assume-se como «um meio privilegiado de comunicação entre a Câmara Municipal de Matosinhos e os promotores de operações de requalificação de imóveis», explica a autarquia em comunicado, «disponibilizando toda a informação, auxiliando na instrução dos processos e agilizando os respetivos procedimentos».

O balcão pretende facilitar o acesso dos investidores aos incentivos à reabilitação disponíveis com a entrada em vigor do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Matosinhos e Leça da Palmeira. Este programa prevê um investimento público estimado de 30,5 milhões de euros, e foca-se na promoção da requalificação patrimonial, garantindo o acesso a programas de financiamento neste domínio e estimulando a iniciativa privada.

A cerimónia de inauguração deste organismo tem lugar esta 3ª feira pelas 17h, nos Paços do Concelho, e conta com a presença do autarca Eduardo Pinheiro.

A discussão pública do PERU de Matosinhos e Leça da Palmeira inclui 2 sessões marcadas para 15 e 16 de março.