Lisboa, Porto, Matosinhos, Marco de Canaveses e Arouca vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Lisboa, Porto, Matosinhos, Marco de Canaveses e Arouca vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Lisboa, Porto, Matosinhos, Marco de Canaveses e Arouca foram os concelhos premiados este ano nas várias categorias a concurso. Os melhores projetos de habitação, serviços&comércio, turismo, restauro e reabilitação estrutural situam-se na cidade de Lisboa, que recebe ainda, ex-aequeo com Matosinhos, o prémio na categoria de impacto social. Foram ainda distinguidos os melhores projetos quer no contexto específico de Lisboa quer no do Porto. Para Marco de Canaveses vai a distinção para a melhor reabilitação com menos de 1.000 m2, enquanto que para Arouca segue o prémio para a melhor solução de eficiência energética.

António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, entidade coorganizadora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana com a Promevi, nota que «é com muita satisfação que congratulamos os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e agradecemos também a todos os candidatos nesta nova edição. São estes projetos que fazem as nossas cidades mais bonitas, mais vivas e mais produtivas».

E completa que «este Prémio volta a ser um verdadeiro reflexo da capacidade de contágio e pulverização que a reabilitação urbana atingiu. Concorreram este ano projetos de mais de 20 concelhos de todo o país, intervenções de pequena dimensão, mas também com grande escala, e todo o tipo de projetos, desde moradias particulares a grandes condomínios, hotéis, escritórios, igrejas, museus ou escolas».

 

 

Conheça a lista completa de vencedores:

 

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Residencial

    • República 37 (Lisboa)

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Impacto Social (ex-aequeo)

    • Real Vinícola (Matosinhos)
    • Escola Básica Maria Barroso (Lisboa)

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Comercial & Serviços

    • Sede Abreu Advogados (Lisboa)

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Turismo

    • Verride Palácio Santa Catarina (Lisboa)

 - Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade de Lisboa

    • República 37

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade do Porto

    • Albergues Nocturnos do Porto

 - Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Intervenção inferior a 1.000 m2

    • Quinta de Catapeixe (freguesia de Bem Viver, Marco de Canaveses)

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Restauro

    • Quinta Alegre (Lisboa)

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Reabilitação Estrutural

    • República 37 (Lisboa)

- Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Eficiência Energética

    • Quintãs – Farm Houses (Arouca)

 

A Entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana Realizou-se no espaço Colunata Eventos, no parque do Bom Jesus, em Braga, reunindo mais de 300 pessoas.

O galardão conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta este ano também com o forte apoio da Câmara Municipal de Braga, cidade que foi, pela primeira vez, a anfitriã da entrega do galardão.

A Schmitt+Sohn Elevadores, a Savills Aguirre Newman e o Santander Totta, na categoria platina; e a Revigres, Sanitana, SRS Advogados e Victoria Seguros na categoria ouro; são as empresas que apoiam o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018. O Idealista é o portal oficial da iniciativa, a TSF a rádio oficial, o Público Imobiliário o jornal oficial, enquanto a Confidencial Imobiliário e a Iberian Property são os media partners.