Lisboa entre as cidades mais atrativas para promoção hoteleira

Lisboa entre as cidades mais atrativas para promoção hoteleira

De acordo com o Hotel Investment Attractiveness Index, elaborado pela Colliers, Lisboa está a meio da tabela, com um bom desempenho nos custos de promoção, e muito competitiva em relação às cidades da Europa de Leste. Apenas Praga está à frente da capital portuguesa, que ultrapassa Istambul, Budapeste ou Varsóvia.

Gustavo Castro, Research da Colliers em Portugal, comenta que «o desempenho do mercado hoteleiro de Lisboa não passa despercebido na Europa e são as variáveis mais generalistas e menos relacionadas com o desempenho imobiliário e hoteleiro, que impedem Lisboa de atingir uma posição mais alta».

Paris lidera esta lista, contrariando as previsões de falta de fé dos investidores e turistas, inerente à incerteza política e insegurança devido ao terrorismo. A crescente procura mantém-se, bem como o forte desempenho das unidades locais, elevados retornos do investimento e a dimensão do mercado.

Este índice da Colliers baseia-se em 12 variáveis quantificáveis como a população ou a população ativa, o número de turistas ou a taxa de ocupação, sem esquecer os dados imobiliários, relacionados com yields, investimento e custos de construção. Todas estas variáveis foram consolidadas num único exercício, permitindo perceber os mercados mais atrativos em relação à procura, desempenho operacional e a correlação destas variáveis com a aquisição de novas unidades e a abertura de novos hotéis.