Lisboa e Barcelona estão em destaque na Expo Real

Lisboa e Barcelona estão em destaque na Expo Real

 

A capital portuguesa volta a estar representada no certame pela Invest Lisboa, com um stand coletivo que inclui a própria Câmara Municipal de Lisboa, que promove na feira projetos como a Operação Integrada de Entrecampos ou o Programa de Renda Acessível, além de várias startups, já que «a cidade já é reconhecida como empreendedora a nível internacional», comenta Rui Coelho, da Invest Lisboa, à VI.

«Aqui apresentamos Lisboa enquanto uma cidade que está a crescer na área da inovação e do empreendedorismo, como Telavive, Heidoven, Estocolmo. Viemos dar nota da nossa oportunidade de investimento», completa Duarte Cordeiro, vice presidente da CML, que participa no certame como orador numa conferência sobre startups. «Temos marcado presença todos os anos, e faz sentido fazer crescer a nossa presença nesta exposição, porque a partir daqui marcamos a nossa posição e procuramos a atração de investimento».

Este ano, o stand coletivo da Invest Lisboa conta com a participação da Câmara Municipal de Oeiras, que se estreia no certame, o que «é muito importante para a promoção da região a nível internacional», considera Rui Coelho.

«Temos connosco também a Lisbon South Bay, B. Prime, a MLGTS, GPA Advogados, SGAL, Portugal Premium, Onara Partners, Casafari, WLA Properties, e outros parceiros», nota, concluindo que «o balanço da feira é muito positivo. As mesas estão todas cheias, os parceiros estão a ter muitas reuniões. Só com a ajuda de todos podemos promover a região de Lisboa num certame tão exigente e profissional como é a Expo Real».

 

Barcelona reafirma a sua estabilidade

Barcelona está presente na Expo Real pelo 10º ano consecutivo, reafirmando este ano a sua estabilidade e atratividade para o investimento imobiliário.

Xavier Mayo, responsável de Promoção Económica Internacional do Ajuntamiento de Barcelona, explica à VI que a presença «é muito positiva. Reforçamos com a presença do setor privado e de administrações públicas. É uma alegria poder manter esta presença no evento, uma das poucas do Sul da Europa».

«A mensagem que queremos passar é que Barcelona e a Catalunha seguem em frente, e continuam a manter a sua atratividade para os investidores. Queremos que empresas internacionais se instalem nas nossas cidades e no nosso território, e que gerem ocupação. A região tem uma economia muito dinâmica e atrativa e que representa muitas oportunidades para os investidores internacionais, com destaque para o corredor logístico do Mediterrâneo, hotelaria na zona de Barcelona ou coworking. Trazemos ofertas concretas para os agentes do setor imobiliário», completa.

 

Porto: “A Expo Real é o sítio onde estar”

Este ano, a Câmara Municipal do Porto também participa na Expo Real como visitante, com especial foco na atração de investimento.

Para Ricardo Valente, vereador do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto, «a Expo Real é o sítio onde estar, é uma exposição muito voltada para o investimento e para os grandes investidores europeus. E o Porto tem já capacidade para liderar uma estratégia de investimento para cidades médias europeias. Queremos colocar o Porto no mapa e a Expo Real para nós é claramente uma porta de entrada do investimento», afirma à VI.

 

Tecnologia e inovação marcam tendências no certame este ano

A componente tecnológica, de inovação e o prop tech estão a ser um dos temas mais quentes este ano na Expo Real.

O Real Estate Innovation Forum é um espaço dedicado ao tema este ano, reunindo vários especialistas que vão partilhar a sua experiência e dar recomendações específicas no âmbito da transformação digital do imobiliário. Investimento, gestão e operação, planeamento e construção, mercado, cidades e urbanismo estarão no topo das questões até dia 10.