Lisboa amplia metro e liga Rato ao Cais do Sodré

Lisboa amplia metro e liga Rato ao Cais do Sodré

De acordo com o plano de desenvolvimento operacional do Metro, apresentado pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esta 2ª feira, na ligação do Rato ao Cais do Sodré vão circular 6 carruagens. Por um lado, a estação da Estrela deverá ficar localizada na Calçada da Estrela, junto ao antigo hospital militar e frente à Basílica. Por outro, a estação de Santos vai situar-se junto ao edifício dos Sapadores de Lisboa.

Segundo o Público, avançam estas duas opções pela previsão de maior procura por parte dos passageiros

O concurso para estas empreitadas deverá ser lançado no 2º semestre do próximo ano, devendo estas ficar concluídas no final de 2021. O orçamento é de 216 milhões de euros, ao qual se soma ainda a quantia de 50 milhões de euros para a aquisição de 33 novas composições. O financiamento, ainda em estudo, prevê o recurso a fundos comunitários e a empréstimos do BEI.

Numa fase posterior, a rede será ampliada às Amoreiras e a Campo de Ourique, através de uma ligação pedonal subterrânea entre a estação do Rato e a Praça Santa Isabel. Está também desenvolvido um estudo de viabilidade do prolongamento da linha vermelha entre São Sebastião e Campo de Ourique, com a construção de mais 2km de linha.