Lisboa é a 43ª cidade com melhor qualidade de vida

Lisboa é a 43ª cidade com melhor qualidade de vida

Este ranking anual contemplou 231 cidades do mundo inteiro, liderado por Viena, em primeiro lugar, e Bagdade em último. Lisboa está à frente de Nova Iorque, em 44º, de Madrid ou Edimburgo.

Entre as 10 melhores cidades para se viver estão 8 europeias. Segundo a consultora, «apesar do aumento da volatilidade política e financeira na Europa, muitas das cidades deste continente oferecem o maior nível de qualidade de vida do mundo». 

Segundo a lista citada pelo Observador, no top 10 figuram, por ordem, Viena, Zurique, Auckland, Munique, Vancouver, Düsseldorf, Frankfurt, Genebra, Copenhaga e Basileia.

Por oposição, Conacri, na Guiné, Kinshasa, na RD do Congo, Brazzaville, no Congo, Damasco, na Síria, D’Djamena, no Chade, Port-au-Prince, no Haiti, Sana’a, no Iémen, Bangui, na República Centro-Africana e Bagdade, no Iraque, são as cidades com pior qualidade de vida.

Para elaboração desta lista, são avaliadas também as infraestruturas das cidades, como o fornecimento de água ou eletricidade, serviços de telecomunicações, transportes públicos, tráfego e congestionamento automóvel, variedade de voos internacionais a partir dos aeroportos locais, entre outros fatores.