Kronos arranca operação em Portugal com €200M

Kronos arranca operação em Portugal com €200M

 

A empresa espanhola tem em mãos três projetos no Algarve, os primeiros num país «que é muito importante para nós e que tem clientes muito sofisticados», explica Said Hejal - fundador e sócio gerente da Kronos Homes, e onde a promotora, especializada nas vertentes da arquitetura e design, se quer focar no mercado de segunda habitação no Algarve e de primeira habitação nas cidades de Lisboa e Porto.

A Kronos adquiriu no passado mês de novembro em Lagos o projeto Palmares, um resort que inclui golfe e hotel boutique, e que terá no futuro 400 unidades residenciais a cargo da promotora, com valores a oscilar entre os 200.000 e os 2,5 milhões de euros, segundo os responsáveis. A primeira fase da comercialização será lançada no final deste ano.

Em Porto Mós, a imobiliária comprou o Belmar Resort, que inclui 180 apartamentos. E em Silves, o Amendoeira Resort, com campo de golfe, 240 unidades residenciais prontas e duas fases previstas de mais 70 unidades. Neste projeto, «vamos comercializar o que está concluído, e construiremos de raiz as próximas fases».

«Estamos focados em adquirir mais projetos até ao final deste ano», explicou Rui Meneses Ferreira, partner em Portugal da Kronos Homes, que garantiu já estarem avançadas «parcerias com arquitetos portugueses» para desenvolver novos projetos.

Em Lisboa e Porto, a empresa vai começar por investir 100 milhões de euros entre as duas cidades. Pretende ficar fora das zonas prime e «focar no mercado nacional. Os preços têm de estar dentro do que se pode pagar, não esquecendo que estamos em Lisboa». O afastamento do centro da cidade prende-se por uma questão de ticket, pelo facto de a empresa apostar na construção nova e também por uma questão de dimensão: «não queremos projetos com menos de 50 unidades». Mas assume que «não é fácil encontrar terrenos» para este efeito.

A empresa não avançou mais valores de investimento além das aquisições. Em Espanha, tem em curso 16 projetos residenciais e outros 10 em pipeline, e pretende entregar um total de 1.600 fogos no decorrer dos próximos 2 anos.

 

Design e sustentabilidade são duas das grandes bandeiras da Kronos

A Kronos Homes é «uma promotora residencial focada em arquitetura e design», explica o fundador da empresa. Sob o lema “#puredesign”, aposta num conceito de design inovador, e «dedica aproximadamente mais 3 a 6 meses do que a média das empresas do setor no estudo do desenho dos projetos».

A sustentabilidade é também uma das prioridades, além de contribuir «para a melhoria da paisagem urbana» das regiões em que está presente. Os seus projetos espanhóis têm classificação BREEAM, e opta pela implantação de vários sistemas e tecnologias de poupança de recursos, como seja uma gestão mais eficiente da energia, dar prioridade a plantas autóctones nos jardins ou instalação de sistemas de recuperação de águas para regas. Pretende «ser uma referência no mercado» neste âmbito.