JLL, Seedcamp e Starwood investem em startups de tecnologia para o imobiliário

JLL, Seedcamp e Starwood investem em startups de tecnologia para o imobiliário

Esta nova parceria visa identificar e apoiar as startups proptech (focadas na inovação tecnológica aplicada ao imobiliário) mais promissoras a nível global, dando resposta aos maiores desafios destas empresas, tais como o acesso a capital, a conhecimento especializado ou a uma rede global de contactos.

A Concrete vai disponibilizar a estas startups apoio e consultoria específicos, com o objetivo de aumentar as suas possibilidades de sucesso e das suas inovações tecnológicas para o setor imobiliário. A Hubble-HQ já foi alvo de investimento da Concrete, uma plataforma online de espaços de trabalho, bem como a Opensensors.io, um fornecedor de sistemas de captação de dados em tempo real, ou a Beagle.ai, um sistema de inteligência legal.

Guy Grainger, CEO de EMEA da JLL, comenta que «a nossa aliança com a Concrete permite à JLL estar na linha da frente da próxima geração de tecnologias relacionadas com o imobiliário. Irá ajudar-nos também a concretizar os nossos objetivos estratégicos de aportar os benefícios relacionados com a tecnologia aos nossos clientes e de liderar a transformação em curso na indústria imobiliária de uma forma mais ampla». Este responsável nota ainda que «estamos muito entusiasmados para dar início a este projeto, contribuindo com o nosso conhecimento especializado e a nossa visão sobre aquilo que precisam os investidores, os ocupantes e os promotores do imobiliário, desempenhando assim um importante papel para ajudar as melhores ideias a criar raízes e a crescer».

Por seu lado, Taylor Wescoatt, diretor da Concrete e Expert in Residence na Seedcamp, considera que «sendo uma das marcas globais imobiliárias mais respeitadas a nível global, a JLL dá-nos acesso a uma visão, rede de contactos e experiência ímpares», numa conjuntura em que «há uma torrente de tendências tecnológicas a agitar o mercado imobiliário global, que vale cerca de 217 triliões de dólares. As startups estão a usar as novas tecnologias como o VR, o blockchain e o big data para tornar possíveis soluções inovadoras naquele que foi durante muito tempo um mercado muito tradiciona».

Reshma Sohoni, Founding Partner da Seedcamp, afirma que a empresa vê «um grande potencial no espaço proptech. Já apoiámos várias empresas neste setor e estamos a assistir a um aumento nunca antes visto no número de startups que orbitam nesta esfera e que vêm ter connosco para investir». Por isso, «estamos muito animados por irmos trabalhar em parceria com outras grandes e conceituadas marcas na criação da Concrete e na construção do ecossistema que nós sabemos que irá funcionar melhor para as startups».

Já Zsolt Kohalmi, Head of European Acquisitions no Starwood Capital Group, explica que «na Starwood acreditamos que uma parceria como esta irá conferir uma visão crítica sobre a forma como a tecnologia se está a movimentar no imobiliário. Estamos constantemente atentos a oportunidades que permitam criar mais valor neste mercado e muito contentes por poder trabalhar ao lado da JLL e da Seedcamp para criar a oferta da Concrete».