JLL regista ano recorde em Portugal

JLL regista ano recorde em Portugal

O volume de negócios da consultora no nosso país aumentou cerca de 35%, sendo que o crescimento foi visível em todas as áreas de negócio da empresa, nomeadamente habitação, retalho, escritórios ou hotelaria.

A JLL Portugal está em «rota de crescimento acentuado desde 2014», tendo atualmente mais de 200 colaboradores. Pedro Lancastre, diretor da consultora, comenta em comunicado que o ano passado «foi mais um ano excelente para a JLL, marcado pela aquisição da Cobertura e pela integração dos seus 45 colaboradores, à data da aquisição. Esta foi a segunda aquisição que concretizámos em dois anos, depois da compra da Novo Interior no final de 2014, o que nos tem permitido construir um percurso de forte crescimento, mas muito sustentado, superando resultados em cada ano», explica.

Este responsável acrescenta ainda que «destaca-se, de forma mais acentuada, em 2016, o crescimento nas áreas residencial, gestão de projeto e Tétris (que é a face da empresa para a arquitetura e construção de interiores), confirmando, como seria de esperar, as próprias tendências de mercado, onde o imobiliário residencial continua a dar cartas e a promoção imobiliária, sobretudo na reabilitação, está em alta».

Na área do investimento imobiliário comercial, a JLL assessorou transações no valor de 146 milhões de euros, garantindo uma quota de 11,7% do mercado. Entre os negócios acompanhados, destaque para a venda da sede da NOS em Lisboa, do edifício Camilo Castelo Branco 43 ou o Edifício Tejo, entre outros. Atuou também na venda do Coimbra Retail Park, na área do comércio.

A área de Escritórios atuou sobre uma área total de 38.138m², dos quais 33,5% dizem respeito a negócios concretizados no Porto, num total de 78 operações. A área de Retalho fechou 77 operações de arrendamento de lojas, numa área total de 28.414m², num crescimento de 50% em termos do número de operações.

Em 2016, o departamento de Development Solutions da JLL automizou-se como área de negócio independente, tendo estado particularmente ativo na promoção de reabilitação. No total, transacionou um volume de negócios de 50 milhões de euros.

Destaque também para o departamento Residencial, com pouco mais de 2 anos de atividade, que consolidou a sua atividade em 2016, com o negócio a crescer 25% no ano passado. Contam-se na carteira da JLL um total de 2.150 unidades residenciais em venda, entre os quais o Aliados 107, Orpheu XI, Tróia Resort, Vila Montrose ou The Lumiares, entre vários outros. As vendas no ano passado realizaram-se junto de 43 nacionalidades diferentes.

A nível global, a JLL registou um aumento de 14% nos proveitos, num total de 6,8 biliões de dólares, um crescimento impulsionado pela estratégia de aquisições e de crescimento orgânico. As áreas de Property & Development Services foram as que mais contribuíram para esta evolução positiva, bem como a performance dos negócios de agência e investimento.