Investimento de €5M renova Vila Dias no Beato

Investimento de €5M renova Vila Dias no Beato

No passado mês de abril, a Vila Dias foi comprada pelos novos promotores que vão investir 5 milhões de euros na reabilitação das 160 casas do empreendimento,  e prometem «tornar a vila num espaço agradável de convivência entre jovens e os mais velhos», explica José Morais Rocha, â frente da Sociedade Vila Dias, ao Público.

Segundo esta fonte, as rendas vão manter-se, e os novos contratos não irão além dos 300 euros, pensando nos estudantes, e seguindo valores do programa de Renda Acessível da CML. José Morais Rocha explica que «não queremos explorar as pessoas. Sabemos as condições económicas em que vivem e vamos respeitar isso».

De acordo com os promotores, 40 dos 160 fogos estarão devolutos, e são estes que vão receber novos inquilinos e novos contratos, especialmente estudantes. O projeto pressupõe «a reabilitação total do bairro, sem demolição, com a preocupação de manter a traça histórica».

O retorno do investimento será assumidamente demorado: «afinal há rendas de 40 e 50 euros». Mas os sócios do projeto acreditam que «investir neste projeto é mais seguro do que ter o dinheiro no banco», e esperam uma rentabilidade entre 3% e 4% ao mês.

A Vila Dias foi construída em 1888 para alojamento dos operários das fábricas têxteis e do tabaco de Xabregas. Sempre foi conhecida pela sua fraca manutenção.