IHRU apresenta projeto “Cem anos de Políticas Públicas de Habitação em Portugal”

IHRU apresenta projeto “Cem anos de Políticas Públicas de Habitação em Portugal”

Para Vítor Reis, presidente do IHRU, «este projeto é um enorme desafio para nós, trata-se de preservarmos uma imensa memoria de um período de 100 anos que não está completamente estudado nem é completamente conhecido ou documentado». Para tal, «pretendemos fazer uma investigação profunda das politicas públicas ao longo destes 100 anos, e um levantamento de todos os edifícios construídos». O IHRU vai também lançar uma plataforma «dirigida a todos os municípios a quem vamos pedir a ajuda para o levantamento destes empreendimentos», explicou o responsável na apresentação do projeto.

Vítor Reis realça que esta iniciativa vai ajudar a analisar e compreender os vários períodos da história nos quais as políticas públicas foram mais ou menos centralizadas no estado, os períodos em que houve mais ou menos unificação institucional, e os períodos em que houve uma enorme variedade institucional, bem como as alturas em que o estado optou por ser proprietário ou deu mais ou menos prioridade à habitação. O projeto terá também «um espaço aberto a todos os cidadãos e técnicos que trabalharam nesta área onde possam ajudar a corrigir e completar esta memória».

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, esteve presente nesta apresentação, lembrando que «a habitação é um direito fundamental, base de uma sociedade estável e coesa, base para aceder a outros direitos como a saúde ou a educação». E lembrou que a habitação é uma das prioridades deste governo, nomeadamente através do Plano Nacional de Reformas, que aposta na reabilitação urbana e contribui para a oferta de habitação, ou de vários instrumentos como o IFRRU 2020, o FNRE, ou o programa Casa Eficiente, entre outros. Mas lembrou que «tornar possível o acesso de todas as famílias a habitações condignas não se realiza da noite para o dia. Damos sempre dar prioridade às pessoas».

E completa que «comunicar 100 anos de políticas públicas é perceber os momentos da história de Portugal, os fatores de sucesso ou insucesso, é uma tarefa de serviço público».

No próximo ano, este projeto vai culminar com uma exposição e com a publicação de um livro. Para a sua concretização, na ocasião foi também celebrado um protocolo entre a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Geral do Território e o IHRU.