Iberian REIT Conference destaca em Madrid o potencial do mercado português

Iberian REIT Conference destaca em Madrid o potencial do mercado português

De acordo com os principais players e associações do setor imobiliário nacional, uma indústria de REIT (Real Estate Investment Trust) em Portugal poderia assumir uma dimensão de entre 10 a 15 mil milhões de euros, ou seja, mais do que quadruplicando o volume de investimento imobiliário comercial captado em 2017.

Tais veículos, que de forma simplificada se resumem a sociedades de investimento imobiliário cotadas em bolsa, têm sido noutros países europeus, incluindo a vizinha Espanha, um veículo muito bem-sucedido de atração de capital estrangeiro para o imobiliário, com os investidores a destacarem a transparência, flexibilidade e simplicidade, quer a nível fiscal quer a nível de regulação, como as suas principais vantagens.

Este tipo de instrumento pode ter um impacto fenomenal na captação de novo investimento para o setor imobiliário português, funcionando como uma nova via para investir, de forma adicional, a outros instrumentos já existentes. O país tem hoje uma projeção internacional nunca antes vista e este é o momento para capitalizar o interesse crescente do capital estrangeiro, proporcionando alternativas mais alinhadas com a realidade europeia para entrar de forma segura no mercado português”, comenta António Gil Machado, diretor da Iberian Property, uma das entidades que coorganiza a Iberian REIT Conference e que foi criada pela Vida Imobiliária para amplificar a visão do mercado imobiliário português numa abordagem ibérica.

Em Espanha, a implementação de um regime REIT multiplicou fortemente o número de empresas imobiliárias cotadas e exponenciou a liquidez do mercado e a internacionalização do investimento imobiliário. O mesmo pode acontecer em Portugal. Trata-se de uma oportunidade reconhecida pelos principais stakeholders do setor imobiliário português”, nota ainda António Gil Machado.

Constituindo-se como um evento inédito a nível ibérico, esta conferência é organizada também pela EPRA- European Public Real Estate Association, a associação que reúne as empresas imobiliárias cotadas na Europa, e irá promover um debate essencial para a comunidade internacional de investidores. A conferência dará a conhecer os novos contornos atividade de investimento ibérico bem como as vantagens aportadas pelos veículos cotados rumo a um mercado mais transparente, focando-se quer no caso Espanhol, onde a indústria de SOCIMI tem registado um crescimento exponencial, quer no caso Português, onde a constituição de tais estruturas ainda está em estudo pelo Governo e onde o potencial promete ser gigante.

A Iberian REIT Conference irá reunir mais de uma centena de representantes da indústria de REIT, trazendo a palco os representantes de algumas das maiores e mais ativas SOCIMIS que partilharão as suas experiências durante a crise financeira internacional, os desafios e soluções encontradas. As novas oportunidades e os planos de investimento para os próximos anos serão outros dos temas em destaque no debate.

Reunindo um leque de oradores de luxo, a Iberian REIT Conference tem já confirmada a participação de especialistas como Dominique Moerenhout CEO da EPRA; Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties; Richard Betts, da Property EU; José Luís Del Valle, chairman Lar España; Benoit Dohin, regional managing director, Unibail-Romdaco Spain; Cristina García Peri, general manager, Hispania; Manuel Puerta da Costa, board member da APFIPP.

Nesta sua primeira edição, o evento reúne os patrocínios de alguns dos maiores investidores imobiliários cotados na Ibéria, caso da Merlin Properties, da Hispania, da Colonial e da LarEspaña – Real Estate. A estes juntam-se ainda os apoios institucionais do RICS - Royal Institution of Chartered Surveyors, da APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, da Asprima - Asprima Asociación de Promotores Inmobiliarios de Madrid, da APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento Pensões e Património, ACAI - Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária, ACI -  Asociación Española de Empresas de Consultoría Inmobiliaria, EFFAS - European Federation of Financial Analysts Societies.