Hotéis em licenciamento na Baixa do Porto mais que duplicam em 2017

Hotéis em licenciamento na Baixa do Porto mais que duplicam em 2017

 

Este número mais que duplicou o registado em igual período de 2016. 9 dos mesmos dizem respeito a hotéis ou empreendimentos turísticos de 4 ou mais estrelas, e os restantes 3 são classificados com 3 ou menos estrelas.

Apenas dois destes 12 novos projetos dizem respeito a construção nova, mostrando a predominância da reabilitação urbana nesta zona da cidade. Dois projetos têm uma dimensão de mais de 8.000 m², e outros dois mais de 5.000 m².

Paralelamente, também nestes primeiros 9 meses de 2017, entraram em licenciamento nesta zona do Porto 119 projetos residenciais, dos quais 82% dizem respeito a edifícios de apartamentos, segundo a Ci. A maior parte deles (quase 2/3 do total) diz respeito a edifícios de 3 a 10 fogos. 18% diz respeito a dimensões entre 10 e 20 fogos, e apenas um edifício diz respeito a mais de 20 fogos.

Estes números são apurados pela Ci no âmbito da análise e tratamento dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, que têm obrigatoriamente de integrar os processos de licenciamento municipal de obras. Estes dados não consideram pequenas obras de reabilitação, para as quais se dispensa a emissão de pré-certificados energéticos.