Grupo Parlamentar do PS alarga debate da habitação com um novo portal

Grupo Parlamentar do PS alarga debate da habitação com um novo portal

 

A iniciativa partiu da deputada Helena Roseta, para quem a ideia é «avaliar a perceção das pessoas sobre as políticas de habitação, de uma forma mais organizada» e «próxima», «criando uma ferramenta simples para ouvir os cidadãos». Até porque «a perceção das pessoas é muito diferente consoante as diferentes zonas do país» e o Governo pretende conhecer melhor estas realidades distintas, explicou aos jornalistas.

Este portal disponibiliza um questionário, anónimo, que os interessados podem preencher de forma rápida e fácil, respondendo a questões sobre reabilitação urbana, apoios sociais, autarquias, habitação social, rendas, entre outras.

Ao mesmo tempo, estão já a ser realizadas várias sessões públicas, quer por iniciativa do Governo quer do Grupo Parlamentar do PS, onde será solicitado aos cidadãos e organizações que respondam a este mesmo questionário, incluído num kit físico.

Os questionários podem ser respondidos até 16 de dezembro, data depois da qual esta informação será tratada e compilada num relatório que estará disponível para consulta no mesmo website e será entregue ao Governo.

Paralelamente, o INE está a trabalhar na construção de uma base de dados com informação como os preços de mercado, com base nos dados do fisco e, numa segunda fase, com base em novos inquéritos, «de forma a perceber as sobrecargas reais».

Para Helena Roseta, os problemas habitacionais em Portugal são incontornáveis, até porque «mais de um terço das famílias portuguesas estão em sobrecarga orçamental» em termos de habitação, número que o Governo quer baixar de 35% para 27%, a média europeia.

A Nova Geração de Políticas de Habitação do Governo está em consulta pública até 16 de dezembro. Os inquéritos podem ser respondidos no site http://habitacao.ps.pt/.