Os dados do SEF citados pela Lusa mostram que foram atribuídos 64 vistos, 61 para aquisição de imóveis, num total de 33,9 milhões de euros. 3,7 milhões de euros disseram respeito à compra de imóveis para reabilitar.
Nos primeiros 9 meses deste ano, o investimento somou os 592,9 milhões de euros, menos 19% que em igual período do ano passado.
A China continua a liderar a atribuição de vistos (3.952), seguida do Brasil (590), África do Sul (262), Turquia (247) e Rússia (228).
Bruxelas vai divulgar relatório sobre os “golden visa”
Até ao final deste ano, a Comissão Europeia compromete-se a entregar um relatório sobre o sistema de “golden visa” na União Europeia, que considera ter «um maior risco de ser usado de forma abusiva por corruptos ou por indivíduos que possam estar a investir o produto de um crime ou a esconder-se da justiça».
O anúncio foi feito por Monika Mosshamer, da direção geral de Justiça da CE, segundo a qual «ainda estamos a elaborar um relatório sobre estes esquemas, no qual distinguiremos a cidadania por investimento e a residência por investimento. Estamos a trabalhar com um consultor externo. É um pouco difícil conseguirmos informação, por isso ainda não temos conclusões», cita o Idealista.