Glicínias Plaza vai ser o maior shopping de Aveiro

Glicínias Plaza vai ser o maior shopping de Aveiro

A decisão pela ampliação do shopping justifica-se pelo aumento da procura dos retalhistas e pelo facto de que «há muito tempo que os centros comerciais deixaram de ser simples locais de compra para se tornarem em centros de entretenimento e lazer», nota Jorge Buco, diretor geral do grupo, que durante a apresentação do projeto reforçou a importância deste espaço de lazer na cidade e na região.

Por seu turno, Daniel Lafforgue, gerente da Vougainvest, notou na mesma ocasião que a expansão do Glicínias Plaza «vai criar centenas de novos postos de trabalho, melhorar o trânsito da área envolvente, criar um parque infantil e ainda permitir o aparecimento de novas lojas e novos serviços».

Em concreto, as obras seguem um projeto de arquitetura da Broadway Malyan, e incluem a construção de dois novos pisos e a melhoria dos acessos rodoviários. Em outubro de 2019, o centro terá 2.000 lugares de estacionamento gratuito, 120 lojas e 41.000m² de ABL, por oposição aos atuais 28.000m² e 75 lojas. Vítor Pais, arquiteto da empresa responsável pelo projeto, explica que «o parque de estacionamento vai ser demolido e, em seu lugar, surgirão dois pisos: um com duas lojas âncora, espaços mais pequenos e um conjunto de serviços e, o segundo, onde estará a restauração e o cinema e que vai ter claraboias e um terraço, permitindo ter muita luz natural». Além disso, «serão construídos decks de estacionamento, sem paredes à volta, que ocuparão quatro pisos e que estarão escondidos através de uma ‘pele’ perfurada e iluminada».

Nestes dois anos, o shopping continuará a funcionar normalmente.