Futuros de Lisboa em exposição na Praça do Comércio

Futuros de Lisboa em exposição na Praça do Comércio

 

Num tempo de profundas alterações, Futuros de Lisboa é uma exposição que levanta questões e propõe possibilidades na conjugação de três elementos: Lisboa, Cidade e Futuro. A mostra de imagens, vídeos, fotografias, documentos, objetos tecnológicos e obras de arte ocupa dez salas do Torreão Poente da Praça do Comércio, núcleo do Museu de Lisboa, e pode ser visitada até 18 de novembro.

A exposição é comissariada por João Seixas, Manuel Graça Dias e Sofia Guedes Vaz, e conta ainda com reflexões de diversos ensaístas convidados, bem como com a contribuição de vários cidadãos e escolas da cidade que responderam ao desafio do Museu de Lisboa.

Mudança e transformação são conceitos marcantes nesta mostra, que não propõe cenários concretos de futuro mas abre uma ampla base de interpelação e interrogação a cada visitante, em várias dimensões: Como se pensa e como se tem pensado o Futuro? Como se pensa e se tem pensado a Cidade? O que se poderá afigurar como mais fundamental na construção de futuros para a cidade de Lisboa?

Através de imagens, vídeos, fotografias, documentos, objetos tecnológicos e obras de arte, a exposição leva-nos numa viagem desde o Futuro ao Longo do Tempo, passando pelo Futuro do Passado, pelas Dificuldades em Prever o Futuro, ao Futuro que Já Cá Está, e até ao Futuro Inevitável, terminando na sala dos Pilares de Lisboa.