Francês Claude Berda investe €300M em Portugal

Francês Claude Berda investe €300M em Portugal

Claude Berda é um dos grandes investidores imobiliários da Suíça, onde viveu durante mais de 10 anos, e um dos homens mais ricos de França. Deverá investir em 4 projetos no centro de Lisboa, noutro na Comporta e outro na zona do Algarve.

Em Portugal, este investidor é representado por José Cardoso Botelho, e criou a empresa Vanguard Properties, que «está a avançar numa primeira etapa para o residencial de luxo, mais procurado por estrangeiros», explica a mesma fonte. A médio prazo, residências de estudantes ou centros de coworking poderão estar também nos planos.

José Botelho, diretor executivo da Vanguard Properties, explica citado pelo jornal que «a primeira aquisição que fizemos foi em dezembro de 2015, um terreno na Graça, com uma vista aberta sobre Lisboa, que pertencia à EPUL e onde será construído um edifício de raiz. Mas uma boa parte dos imóveis que temos já em carteira em Lisboa são edifícios que vamos reabilitar e colocar no mercado para o segmento mais alto». 

De notar que a maioria dos imóveis da empresa foram adquiridos à Estamo, do grupo Parpública, e ao Banif, como um edifício na Rua Castilho onde funcionaram os serviços administrativos do Ministério da Agricultura, comprado por 12,5 milhões de euros. O projeto para este imóvel inclui uma penthouse no último piso que vai custar 6 milhões de euros.

Nota também para um prédio na zona das Amoreiras, junto ao Hotel Dom Pedro, por 12 milhões de euros, um palacete na Rua do Quelhas, na Lapa, ou um empreendimento turístico em Porches, no Algarve.

A partir de junho, deverão avançar as obras nos projetos das Amoreiras e da Rua Castilho, estando os 3 primeiros projetos terminados em 2018.