Founders Founders acolhe 14 startups na Baixa do Porto

Fernanda Cerqueira |
Founders Founders acolhe 14 startups na Baixa do Porto

O Porto tem assistido a uma procura crescente de espaços para escritórios, tanto por empresas internacionais que se estão a instalar em Portugal, como por empresas nacionais que se estão a deslocalizar ou redimensionar.

Em abril foi inaugurada a Founders Founders, uma comunidade de empreendedores, empresas e investidores e ainda uma rede internacional de mentores e parceiros estratégicos nas áreas de gestão, marketing, tecnologia e comunicação.

Os 1500 m2 do antigo edifício do DIAP, na rua da Constituição, foram reabilitados e ajustados às novas funções através de um investimento na ordem dos 200 mil euros.

O projeto inicialmente pensado para acolher apenas as cinco startups fundadoras (Infraspeak, Shift Forward, LabOrders, Tuizzi e Musicverb) foi alargado e recebe hoje 14 startups. No seu conjunto reuniram um total de cinco milhões de euros de investimento e dão trabalho a 120 pessoas.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o edifício já conta com 80% de ocupação. «Vamos abrir um modelo para empresas não residentes e que dará acesso aos mentores, áreas comuns e parcerias. Só não ocupam espaço físico.» Esta é a resposta ao «apelo constante de empresas grandes demais para a Founders House, mas que querem estar associadas ao edifício», explica Rui Couto, líder da Musicverb e cofundador da Founders Founders. 

Foto: StarUp Magazine / Jornal Económico